DZI Croquettes até 2025: Resistência, Arte e o Legado de Ciro Barcelos
DZI Croquettes até 2025: Resistência, Arte e o Legado de
Ciro Barcelos
por Regina Papini Steiner
Entre plumas, salto alto, ironia e luta política, o grupo DZI Croquettes marcou a cultura brasileira de forma irreversível. Em 2025, a importância do DZI permanece profundamente atual e simbólica. O grupo, que nos anos de 1970 desafiou a ditadura militar com humor, irreverência e quebra de padrões de gênero, hoje é referência não só história, mas também estética, política e identitária. O eco do DZI ainda ressoa, especialmente pela figura incansável de Ciro Barcelos, um dos remanescentes e principais guardiões do legado do grupo.
A história do DZI Croquettes não é apenas uma história de teatro ou de dança, mas sim de transformação social por meio da arte. Em um Brasil que censurava corpos e vozes dissidentes os Croquettes subverteram a moral da época com maquiagem, ironia e coragem. E mais do que isso, criaram uma linguagem cênica única que unia cabaré, teatro físico, música e militância.
Ciro Barcelos, que assumiu nas últimas décadas a função de ponte entre o passado e o presente, é hoje mais do que um artista: é um arquivo vivo. Ele não apenas reencena o espírito do grupo, mas amplia sua mensagem para as novas gerações, promovendo oficinas, dirigindo espetáculos e refletindo sobre gênero, identidade e memória. Sua dedicação é um ato político.
Até 2025, vemos o nome DZI Croquettes surgir em debates sobre diversidade, em pautas educacionais e em discussões sobre patrimônio cultural. Talvez a maior importância esteja em como o DZI inspira jovens artistas LGBTQIA+ a ocuparem os palcos com a mesma ousadia.
Num Brasil ainda marcado por preconceitos e retrocessos, o DZI Croquettes nos ensina que o riso pode ser um gesto revolucionário, o corpo uma arma estética, e a arte um escudo contra a opressão. O futuro do grupo, mesmo sem seus integrantes originais, continua sendo escrito toda vez que um artista desafia as normas com brilho nos olhos brilho no figurino.
Que em 2025, e muito além, continuemos a dizer com orgulho: DZI resiste!
E na atual montagem "DZI CROQUETTES SEM CENSURA", o público em geral poderá conhecer a sua história.
“Eu conto
aquilo que nunca foi contato, por isso, sem censura. Quando eu digo sem
censura, eu não estou me referindo a nus ou a erotismo ou qualquer coisa
assim, mas eu estou me referindo objetivamente à censura política da ditadura na
época.” Ciro Barcelos, em referência a atual
montagem "DZI Croquettes sem censura" atualmente em cartas no Teatro Itália.
Serviço:
DZI Croquettes sem censura" de Ciro Barcelos
Teatro Itália - Av. Ipiranga 344 - República
Dias: JUNHO: Quinta à Domingo às 20h30 (não haverá sessão dia 29/06)
COMENTÁRIOS
Que fantástico, vamos assistir. Trabalho de resistência. Esse pessoal de teatro é show demais.