Seja bem-vindo
Pedra Bela,03/02/2026

  • A +
  • A -

Beto Guimarães Takeshi

Montadoras indianas


Montadoras indianas

Montadoras indianas contestam benefício ambiental baseado no peso que poderia favorecer empresa única.

Nova Délhi — As principais montadoras da Índia  incluindo Tata Motors, Mahindra & Mahindra, JSW MG Motor e Hyundai , manifestaram preocupação em relação a uma proposta do governo para implementar uma nova regra de eficiência veicular que concede benefícios de emissão com base no peso dos automóveis. As informações foram obtidas por meio de cartas enviadas pelas empresas às autoridades e vistas pela Reuters.

O modelo discutido prevê que carros mais leves, especialmente os de pequeno porte, possam receber uma concessão especial nas metas de emissão estabelecidas para os próximos anos. No entanto, segundo os fabricantes, essa estrutura regulatória acabaria por favorecer apenas uma empresa específica do setor, cujo nome não foi revelado nas correspondências acessadas.

As montadoras argumentam que a adoção desse critério poderia criar distorções no mercado e prejudicar o avanço dos veículos elétricos (EVs) no país, uma das principais metas do governo indiano para reduzir a poluição e diminuir a dependência de combustíveis fósseis. Para elas, a concessão baseada no peso não incentiva a transição energética de forma ampla e equilibrada.

A indústria automobilística da Índia passa por uma fase de transformação significativa, com investimento crescente em modelos elétricos e híbridos. Qualquer mudança nas regras de emissões pode afetar diretamente estratégias de desenvolvimento, competitividade e preços no maior mercado automotivo do sul da Ásia.

O governo ainda não se pronunciou sobre as alegações das fabricantes nem sobre possíveis revisões no desenho da nova política de eficiência.

por Beto Guimarães Takeshi



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.